Tipos de Próteses Penianas.
Os tipos de próteses penianas atualmente disponíveis no mercado são dois. As maleáveis e as infláveis. As maleáveis garantem a rigidez por sua dureza do material. As infláveis levam o pênis ao estado de ereção com aumento da pressão nos cilindros colocados internamente aos corpos cavernosos.
Nos tipos maleáveis, é muito difícil achar um ponto de equilíbrio entre a dureza necessária à penetração vaginal e a possibilidade de estar em posição de repouso com aspecto cosmético mais satisfatório, para não levar a um constrangimento social.
Em nosso meio a grande maioria das próteses penianas implantadas é do tipo maleável ou semi-rigida, pelo seu menor custo e maior facilidade de colocação. Estas têm um miolo central constituído de metal, que lhe dá as características de posicionamento em ereção
As próteses infláveis são feitas de três componentes. Dois cilindros que são implantados nos corpos cavernosos; um reservatório do fluido, que é colocado no abdome atrás do púbis, e uma pequena bomba que é colocada no escroto. O paciente pode ativar este mecanismo acionando a bomba que transfere o liquido do reservatório para os cilindros, criando uma ereção natural. Com a deflação os cilindros se esvaziam voltando ao estado de flacidez.
Problemas mecânicos nas partes constituintes das próteses infláveis, após as várias modificações nos últimos anos, continuam a diminuir e atualmente situam-se abaixo de 10% em 5 anos de uso.
Por isso as taxas de satisfação com o uso destas proteses têm aumentado e atualmente, acima de 90% dos pacientes recomendam o uso destas próteses a seus amigos e parentes que necessitam deste tipo tratamento, isto por causa dos excelentes resultados funcionais obtidos.