A parafimose é uma situação aguda que surge como complicação de uma fimose, congênita ou adquirida e que requer um tratamento urgente.
Acontece quando o prepúcio estenótico se retrai para trás da glande e não retorna à sua posição inicial. Por isso, começa a haver um estrangulamento da glande, obstruindo a drenagem venosa e linfática, aumentando assim o volume da glande em relação ao anel fimótico. O próprio prepúcio tem um edema o que aumenta ainda mais a desproporção.
Caso não haja um tratamento adequado, após algum tempo, começa a haver inflamação e dor local, podendo chegar a um nível intenso, o que normalmente é a queixa do paciente quando da procura de atendimento médico. Pode advir uma alteração na vascularização local e chegar até a um quadro de gangrena da glande.
O quadro clínico é muito claro e na maioria das vezes o paciente refere ter havido manipulação, um ato sexual, ou mesmo ter feito a retração do prepúcio para fins higiênicos e não conseguiu voltar o mesmo à posição normal.
Na maioria das vezes apenas a inspeção é suficiente para o diagnostico, podendo aparecer áreas ulceradas e até mesmo áreas sangrantes.
O tratamento é a manipulação local, em uma tentativa de voltar o prepúcio à sua pósiçao normal. Se houver essa impossibilidade, poderá ser feito um tratamento cirúrgico com a incisão do anel, para o retorno do prepúcio. Posteriormente com a resolução do quadro agudo, o encaminhamento para o tratamento cirúrgico.